seja bem vindo

Que o conteúdo escrito aqui possa edificar sua vida.


"Examinai tudo. Retende o bem." 1 Tessalonicenses 5:21

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pregue o evangelho, se necessário use palavras. ( dizem que foi Agostinho ou Francisco ) Ahn?!

Pregue o evangelho se necessário use palavras ( não cito o autor porque ninguém sabe ao certo que falou isso ) Os problemas dessa frase são....

1- Nosso testemunho por melhor que seja não tem poder de convencer ninguém do pecado, o homem é convencido do mesmo quando está diante do evangelho explicado e em seguida entendido. A bíblia sempre mostra que as conversões que aconteceram em no livro de Atos dos apóstolos  foram antecedidas pela exposição do evangelho, não apenas por um estilo de vida diferenciado.

2- O testemunho é importante, entretanto nunca foi ordem de Cristo pregar o evangelho e se necessário use palavras, ele disse " pregue o evangelho" Fale das boas novas" ( FALE)

3-  Os incrédulos podem demostrar valores cristãos e mesmo assim continuarem incrédulos, mudanças morais podem ser vistas nas diferentes  classes sociais.

4- O mau testemunho do cristão ou igreja não é o principal motivo do impio não se entregar a Cristo, o motivo tem o nome bem conhecido, PECADO.

5- Nenhum, NENHUM apostolo ou evangelista bíblico usou apenas a sua vida para pregar o evangelho mesmo em culturas diferentes. Os apóstolos sempre pregaram, chegavam nas cidades e começavam a pronunciar o evangelho da salvação, sendo este "convalidado" pelas suas vidas.

6- Enquanto as pessoas não são atraídas por nossa vida, elas morrem. O grande problema é esse ! Ver o evangelho em nossa vida pode demorar muito tempo e durante o tempo as pessoas podem morrer. Devemos alertar todas as pessoas do perigo que correm sem Cristo, e isso tem que ser rápido.
( Erasmo, não aquele ! rs)

23 comentários:

  1. Olá irmão Lucas. Apesar de eu entender sua forma de ver essa frase, e até concordar com algumas partes que você disse. Eu discordo de uma grande parcela.

    Quando você diz que não tem passagens em atos que digam que os apóstolos ganharam almas pra Jesus, está correto. Porém, temos que ir mais além. Se fossemos trazer toda a bíblia, principalmente as cartas paulinas, ao pé da letra, veríamos que muitas coisas não iriam dar certo, porque alguns trechos foram escritos especificamente para um determinado grupo de pessoas, de uma determinada região DAQUELA ÉPOCA. Como por exemplo, quando Paulo fala dos escravos e seus senhores, ou fala das mulheres não poderem falar dentro das igrejas (naquela época era costume), e outras coisas mais se formos analisar tudo.

    Eu entendo essa frase no ponto de vista do seguinte. Vivemos no século XXI onde as pessoas, ODEIAM ouvir falar de Jesus, pois já se saturaram de tanto ouvir em outras ocasiões (tv, internet, amigos e etc) - digo isso da maioria, não todos. Essas mesmas pessoas não querem ser evangelizadas, pois boa parte já ouviu, e já viu, e a maioria já se DESILUDIU, não com o verdadeiro Evangelho, e sim com as igrejas neopentecostais e seus escândalos, com aqueles que se dizem crente mas fazem tudo ao contrário, com os egocentrismos , com as fofocas, com os adultérios, impurezas, e etc (poderíamos citar N motivos aqui).

    Então me diz, como se evangeliza uma sociedade cada vez mais saturada de "evangeliquês" (linguagem de pregação, de cristão)? Não existe uma fórmula exata, existe? Cada caso é um caso. É nesse ponto onde quero chegar.

    Analisemos a frase original então:

    "Pregue o Evangelho em todo tempo..."
    Com atitudes, com responsabilidade, mostrando nossa vida transformada: no dia a dia, no trabalho, na escola, no curso, no futebol, nos relacionamentos, em tudo e em todo lugar literalmente.

    "Se necessário, use palavras."
    Quando tiver a oportunidade, e a outra pessoa abrir uma brecha na fala dela, você entra com o testemunho de salvação, o Evangelho GENUÍNO, e então ela vai estar aberta a te ouvir ( isso em boa parte dos casos é o certo a fazer, não digo todos, porque o Espírito Santo age de formas inimagináveis).

    Lembro muito bem, quando um pastor que tive na outra cidade onde morava disse: "Para vc começar uma pregação é necessário você conquistar o "DIREITO" de ser ouvido". Ele estava falando em relação a atenção que as pessoas te dão, como a um convidado de honra na casa delas.

    As vezes nós conquistamos o direito de ser ouvidos, quando um mendigo na rua nos pede dinheiro ou alimento, ou quando chega um desconhecido em nossa casa, ou quando vamos visitar alguém enfermo, e etc e etc.

    Concluindo nosso pensamento, vemos que nesse mundo atual, nós precisamos nos inserir na vida das pessoas, é preciso ter cautela e usar a sabedoria do alto, sabendo que nem sempre a mesma estratégia que eu usar com uns vai funcionar com outros, mas é certo que com nossas atitudes vamos aos poucos conquistando o nosso espaço e o direito de sermos ouvidos, e então quando o Espírito Santo disser: FALE! Então preguemos o Evangelho da SALVAÇÃO. Por isso precisamos primeiro pregar com gestos e atitudes, pois se pregarmos demais e agirmos de menos, as almas que ganhamos para Jesus com a nossa boca, podem ser as mesmas que vão se afastar vendo nossas atitudes.

    Reflitamos nessas coisas em nome de Jesus. Graça e paz de Jesus Cristo, nosso Senhor seja com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Parabéns pela sua coerência no texto. Também entendo desta forma.

      Excluir
    4. Graça e paz,que belo entendimento meu irmão,fico imaginando Jesus em forma humana no horto das oliveiras , se náo tivesse assumido a vontade do pai ,um testemunho de obediência com atitude se entregando por nossos pecado em uma cruz.Meus irmão náo vamos nos deixar ser enganados,a arvore e conhecida pelos seus fruto,pois seremos julgado segundo as nossas obras e int
      enções do coração.Deus abençoe a todos.




      Excluir
    5. Acredito que este texto escrito por João nos dará uma melhor luz sobre o assunto:
      ''Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.'' E o que é o amor, afinal? teoria ou prática? Discurso ou ação?
      Ouvi certa vez: ''O amor é abstrato que deve se tornar concreto através da sua prática''. Acredito que a prática do amor vale mais que discorrermos teoricamente sobre ele.
      E não é exatamente sobre isso que nos ensina o Senhor no texto de João?!

      Excluir
    6. Perfeito o discernimento, sintetizando, a frase se encaixa perfeitamente. Tudo dependerá de situações, lugares e oportunidades. Ora pregaremos o evangelho com a palavra e o comportamento, ora com o comportamento e a palavra. Sempre estarão juntos.

      Excluir
    7. perfeita colocação, penso da mesma forma!

      Excluir
  2. Escrevi rápido, me desculpe pela pontuação de alguns trechos. Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Bezerra, a Paz de Jesus! Ontem mais uma vez ouvir esta frase ; "Pregue o evangelho, se necessário use palavras". Entrei na internet para pesquisar quem é o outor verdadeiro. Não descobrir. Mas descobrir seu comentário rico em verdades. Concordo com sua interpretaçao. Acredito que nossa conduta pessoal, nosso atos, nosso carácter é que abre esse espaço para dizer o que Cristo faz na vida das pessoas. Abraços no amor do Pai.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Amado irmão Paulo Bezerra.
      Muito rico seu comentário.
      Neste caso todas as vezes que um pregador se utilizar dessa frase ele também deve se obrigar a explicá-la tão bem como você explicou.
      Mas não é o que acontece, na maioria das vezes. Pelo menos nas vezes que ouvi pregadores a utilizarem.
      Por isso concordo que, devido ao uso descuidado, ela tem representado uma armadilha ao entendimento das pessoas.
      A mesma pode e deve ser utilizada, desde que feitas, enfaticamente, as devidas ressalvas!
      Reafirmo aqui a riqueza ímpar do seu comentário!
      Graça e Paz.
      Ass. Vanderly Santos.

      Excluir
    4. Esta frase é de Francisco de Assis, esta nas fontes franciscanas

      Excluir
  3. Que coisa linda Sr. Paulo Bezerra, que o Espírito Santo continue lhe inspirando, sábias palavras. A paz do nosso Senhor Jesus a todos os irmãos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Paulo! Excelente colocação. Acho interessante, antes de tudo, vivermos o que pregamos!!! Grande abraço - EUCLIDES DE OLIVIO

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Paulo! Excelente colocação. Acho interessante, antes de tudo, vivermos o que pregamos!!! Grande abraço - EUCLIDES DE OLIVIO

    ResponderExcluir
  6. Olha claramente se percebe que o q o autor dessa frase quis dizer foi que não adianta Fcr falando falando se vc não viver aquilo se não der bom testemunho com certeza. A palavra de Deus a bíblia sagrada é indispensável..

    ResponderExcluir
  7. Olha claramente se percebe que o q o autor dessa frase quis dizer foi que não adianta Fcr falando falando se vc não viver aquilo se não der bom testemunho com certeza. A palavra de Deus a bíblia sagrada é indispensável..

    ResponderExcluir
  8. É difícil concluirmos com tanta exactidão o sentido desta frase, sem se quer sabermos quem verdadeiramente a escreveu, talvez fosse-mos mais coerentes se pegássemos, o que Paulo escreveu a Timóteo, na sua segunda carta, capítulo 4, versículo 2; pois bem sabemos a sua Origem e sentido contido no texto, onde Paulo com profunda preocupação acerca dos falsos ensinos que intentaria contra a igreja, pelo Espírito Santo, ordena a Timóteo que de tal maneira procedesse, pois somente a verdade do Evangelho uma vez entendida e aceita poderia impedir que tais ensinos viesse contaminar a comunidade cristã de seus dias. Muitas vezes o homem quer acrescentar à Palavra de Deus, suas próprias palavras, deturpando com isso o Texto Sagrado, talvez o autor da frase em suma, tenha compreendido com exactidão as Boas Novas e resumiu nesta simples frase o seu entendimento a cerca do Evangelho, porem esta frase não pode ser tomada como uma doutrina, pois é um pensamento humano e não um texto inspirado. O Senhor Jesus disse Mateus 23.1-3. O testemunho dos fariseus eram os piores possíveis segundo este texto, e mesmo assim o Senhor manda que toda a verdade e justiça procedentes deles, pois eram os responsáveis pelo ensino das Escrituras judaicas, fossem compreendidas para serem vividas, porque os ouvintes sabiam qual era a fonte de onde esta justiça e a verdade provia, porem o comportamento farizeus não poderia ser copiado pois, eram legalistas hipócritas, que conhecia a verdade mas não faziam esforço nenhum para vive-la.
    Diante disto, posso concluir que aquele que quer pregar o Evangelho, pregue em justiça e verdade, seja por inveja, por contenda ou ate mesmo para atribuir a quem quer que for tribulação, pregue, mas pregue a VERDADE DAS ESCRITURAS; e o que ouve não despreze a Palavra chegada aos vossos ouvidos, busque na fonte; esclareça suas duvidas, mesmo que não conheça quem esteja lhe anunciado ou se aquele que lhe anuncia não mereça credito, mas certifique, se as Palavras lhes anunciadas não são para a vida eterna.
    Sabemos que as pessoas primeiro nos vê, depois elas nos e ouvem e disto não podemos esquecer, e para aquele que entendeu o chamada geral de Cristo é fundamental, mas ao que ouve cabe julgar todas as coisas e reter o que é bom.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Objeção esclarecedora.. acrescentou muito obrigado !

      Excluir
  10. Em atos Pedro prega e são acrescentadas 3 mil almas à igreja. Não há relatos que os apóstolos salvaram almas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele disse ie não a relatos de que os apostolos salvaram vidas apenas pelos seus atos ou apenas por viverem, o sentido era que pessoas foram salvas apenas por palavras

      Excluir