O reaviamento é exclusivamente algo que parte de Deus para os homens, a igreja não produz reavivamento, ela deve busca-lo e preparar o caminho para que ele venha. O reavivamento não tem uma data marcada para acontecer ele simplesmente vem quando a um clamor tão grande por ele que Deus o libera a seu povo( 2Cr 714).
O reavivamento não um aparecimento repentino de milagres e muitos menos dons espitituais em evidencia, reavivamento é quando o povo esta no centro da vontade de Deus, ele acontece na igreja e não no mundo, é atuação do próprio Deus na vida da sua igreja, gerando arrependimento, busca pela palavra, santidade,adoração. O reavivamento começa na igreja e se espalha pelo mundo.O reavivamento é uma obra exclusiva de Deus. Qualquer esforço humano é inútil para produzi-lo. Nenhuma instituição pode produzir o poder que opera em um reavivamento,pois,esse poder vem de Deus. Erram grandemente aqueles que têm reavivamento por emocionalismo.
O reavivamento é uma ação divina e eficaz, que objetiva a expansão do reino de Deus e a salvação de almas, é muito mais que a pretensão do homem de ser visto e observado, é o poder de Deus que visa o resgate. É uma dádiva de Deus e uma necessidade da igreja, clamemos então, pois essa é a parte que nos cabe, a ação de reavivar é, e sempre será de DEUS!